Quem sou eu

Minha foto
Uma mulher realizada amorosamente com um casamento sólido e uma familia feliz. Amo meu marido e minhas filhas tenho uma familia maravilhosa incluindo mãe, pai, irmãos, vó, etc...Gostos muito de fazer amizades e conhecer pessoas novas, sou amiga e gosto de ajudar os outros. Sou católica não muito praticante mas creio muito em Deus.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Dúvidas frequentes para cirurgia bariatrica 2


O que é Índice de Massa Corpórea (IMC) ?
É o peso em quilos dividido pelo quadrado da altura em metros.
De acordo com o IMC pessoas são consideradas:

de 25 a 30 kg/m²
pesadas
de 30 a 35 kg/m²
obesidade grau I
de 35 a 40 kg/m²
obesidade grau II
mais de 40 kg/m²
obesidade grau III

Um paciente , por exemplo, com peso de 136 Kg e altura de 1,60m terá o seguinte índice de massa corpórea:
IMC = 136 ¸ (1,6 x 1,6) = 53,12 kg/m²(obesidade grau III )

Quais os modelos de operações para obesidade mórbida ?


Há basicamente três tipos de técnicas cirúrgicas para o tratamento da obesidade: restritiva, má absortiva e, combinações das duas. A técnica de Capella, é a combinação da restritiva e da má absortiva, chamada gastroplastia vertical com bandagem e bypass. Esta técnica cirúrgica é realizada desde 1982, apresentando perda 35 a 42 % do peso inicial no primeiro ano e, mantendo-se o peso dai em diante. Pode ser realizada através de um corte no abdome superior com 10 a 15 cm de comprimento, ou através da vídeolaparoscopia (6 pequenos cortes na barriga). Outras combinações de restrição e má absorção são as chamadas técnicas de Scopinaro e o “duodenal switch”, em que a pessoa pode comer uma maior quantidade de alimentos, pois o estômago fica maior. Mas a absorção dos alimentos é bem menor. Se por um lado é vantagem poder comer mais, por outro, há uma maior tendência a diarréias, gases com odores fétidos e eventualmente tendência a desnutrição.A técnica puramente restritiva, é a chamada banda gástrica, que transforma o estômago em uma ampulheta, sendo a parte superior muito pequena, dificultando assim ingerir grandes volumes de alimentos. A banda gástrica requer regulagens do estreitamento. A perda de peso geralmente não chega aos índices das cirurgias anteriores..
Como a Cirurgia de Capella ajuda a perder peso ?
A cirurgia cria uma sensação de "estômago cheio" e satisfação, porque a capacidade do estômago fica muito pequena (cerca de 20ml de capacidade). Ingerindo-se uma pequena porção de alimento há a sensação de se ter comido uma grande quantidade. O "estômago pequeno" mantém a inervação, levando ao cérebro, a informação de saciedade. Além disto desvia-se o alimento de uma pequena parte do intestino fino, fazendo com que haja um pouco de má absorção, que também ajuda na perda de peso.Após a cirurgia pode-se comer de tudo em pequenas quantidades, porém, uma "mordida" além do necessário causa náuseas e vômitos. A perda de peso em 1 ano varia de 30 a 40 % do peso inicial..
Como a Cirurgia de Scopinaro ajuda a perder peso ?
Nesta cirurgia o estômago é reduzido em cerca de 70%, mas é realizado um "curto-circuito" no intestino, que reduz muito a absorção dos alimentos. Portanto, pode-se comer bem mais que na técnica de Capella, mas há uma tendência a diarréia e grande produção de gases, ambas com odor geralmente fétidos. A perda de peso em 1 ano é semelhante a técnica de Capella.

E a banda do estômago ?
É a banda gástrica (como uma cinta envolvendo o estômago), que "divide" o estômago em duas partes, sendo que a parte superior é muito pequena, dando a sensação de "estômago cheio" com pouca comida. Neste tipo de cirurgia, a perda de peso fica entre 18 e 28 %; estando indicada a pacientes selecionados, que não estejam com o índice de massa corpórea muito elevado e não necessitem de uma perda de peso tão grande.

E o balão do estômago ?
O balão é colocado dentro do estômago não por cirurgia, mas por endoscopia. Não é um tratamento definitivo da obesidade. O tempo que você poderá permanecer com o balão é limitado, devendo ser retirado após 4 a 6 meses. Somente colocar-se o balão, não faz com que o paciente perca peso, sendo necessário acompanhamento clínico e dieta

5 comentários:

  1. Eu estou com quatro anos de operada e comecei a dar uma leve engordada,a médica disse que é normal,mas as fezes e o "pum" MEU DEUSSSSSSS...
    Acho que meu casamento vai acabar,que faço,para diminuir esse cheiro?

    ResponderExcluir
  2. Fico também perdida,posso comer tudo,mas em pouca quantidade é assim?

    ResponderExcluir
  3. tenho uma duvidaa ja estou operado a 08 dias e nao paro de regugitar nao consigonem dormir pois vomito muito qdo durmo e tem a essa toce q nao para esse e meu endereço e agradeceria c alguem q passou por isso m ajudace obrigado gringoepitacio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. e verdade que a cirurgia diminui 10 anos de vida do operado?

    ResponderExcluir